Consequências da desidratação

Consequências da Desidratação

Consequências da desidratação

Tomar a quantidade adequada de água é fundamental para a saúde, bem-estar e para evitar as consequências da desidratação. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o total de água existente no corpo dos seres humanos corresponde a 75% do peso na infância e a mais da metade na idade adulta.

 

Por isso, ingerir a quantidade adequada de água diariamente – que pode variar de acordo com o peso, idade e até com a prática de atividade física – é importante para manter o funcionamento do organismo, .Isso inclui equilíbrio do metabolismo celular, a regulação da temperatura corporal e a lubrificação, protegendo o sistema circulatório e cardiovascular e evitando problemas associados às consequências da desidratação. 

Conheça algumas das consequências da desidratação:

 

De forma resumida, a desidratação acontece quando não se ingere a quantidade adequada de água para repor fluidos naturalmente perdidos pelo organismo a partir da transpiração e respiração, casos de viroses e vômitos, ou até mesmo por conta de tratamentos com determinados medicamentos que facilitem a perda de líquido. 

 

De forma geral, as consequências da desidratação têm relação com a baixa concentração de sais minerais e eletrólitos.

 

Mesmo os casos de desidratação leve, em que a perda de água é estimada de 1% a 2% do volume total, podem ocasionar problemas de desempenho físico e mental. Tontura, enjoos, desmaios, diminuição do tamanho das células e tecidos, acúmulo de toxinas, mal funcionamento das funções renais, desequilíbrio da pressão arterial e até mesmo alterações de humor e cognitivas são alguns dos problemas que podem ser provocados pela desidratação.

 

Em situações mais graves, as consequências da desidratação podem ainda estar relacionadas a problemas cardíacos, a choques circulatórios, queda da pressão arterial e uma diminuição da quantidade de oxigênio. 

 

Sintomas da desidratação:

 

Quando desidratado, o organismo costuma dar sinais através de vários sintomas diferentes e que podem ainda se manifestar com maior ou menor intensidade a depender da idade.

 

Vale dizer ainda que existem 3 tipos diferentes de desidratação

 

 

  • Desidratação Isotônica, que é relacionada à perda de águas e sais minerais e à redução do volume sanguíneo;
  •  Desidratação Hipertônica, que é relacionada à perda de água e aumento de sódio no sangue e pode ser reflexo de outros problemas de saúde, como a diabetes e episódios de diarreia
  • Desidratação Hipotônica, que é relacionada à perda de sal e consequente diminuição de sódio no sangue. 

 

Como alerta a BBC, a desidratação diminui os níveis de energia, causa ressecamento da pele e altera o equilíbrio do humor.

 

São sintomas mais frequentes da desidratação:

 

  •  Boca e peles secas;
  • Olhos fundos;
  • Urina amarelada e com odor;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Cansaço excessivo;
  • Diminuição da elasticidade da pele;
  • Dor de cabeça;
  • Diminuição ou ausência de lágrimas;
  • Queda da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Moleira afundada nos bebês.

 

Como evitar a desidratação?

A quantidade ideal depende sempre das características fisiológicas de cada organismo e das necessidades individuais. De acordo com as informações da Associação Brasileira de Nutrologia, a prescrição mais comum é de oito copos de 300 ml por dia para homens adultos e seis copos e meio para mulheres. Bebidas com sucos e refrigerantes não devem substituir a água pura, por conterem açúcares, sódio e outras substâncias.

 

Para ter água de qualidade sempre à mão, você pode contar com a  São Camilo Purificadores. 

 

A São Camilo é uma loja especializada, referência em purificadores de água e máquinas de gelo.

Através de serviços de venda, instalação, pós venda, gerenciamento de troca de filtros, além de assistência técnica, capacitada pelos fabricantes que representamos, nosso maior objetivo é sempre a satisfação dos nossos clientes. 

 

 

 

(Imagem: Designed by Freepik)

Gostou da dica? Deixe um comentário